Skip to main content

10 dicas de decoração para apartamento alugado

Aprenda como deixar o imóvel com a sua cara  sem gastar muito

Não há lugar melhor no mundo do que a nossa casa: confortável, aconchegante, e do nosso jeito. E a principal preocupação de quem mora em um imóvel alugado é investir na decoração e depois ter de se mudar do local por algum motivo.

Mas é possível que seu apartamento ou casa tenha a sua personalidade, mesmo sendo alugado. Basta seguir alguns segredos. Confira.

1- Escolha móveis de medidas “padrão”

1moveis_medida
A ideia é que os móveis possam caber em todos os espaços, para que “sobrem” mudança após mudança (Foto: Shutterstock)

    A ideia é que os móveis possam caber em todos os espaços, para que “sobrem” mudança após mudança. Escolha uma cama “padrão” no lugar de outras do tipo “queen” ou “king”. Na sala, o indicado é que a mesa – redonda ou quadrada – tenha, no máximo, quatro cadeiras ou banquinhos. Em seu apartamento alugado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, o tradutor Mauricio Massano optou por móveis de medidas padrão. O sofá, de três lugares, é modular – e pode virar um de dois lugares com chaise. Dependendo da configuração, ainda pode ser colocado em “L”. “Tudo aqui em casa tem mais de uma função. Meu criado é uma mesa de apoio. Do outro lado da cama tem uma cômoda, que pode mudar de lugar também”, resume.

 

2- Cores na parede renovam o ambiente

2parede_pintura

Nada mais pessoal do que escolher as cores da parede da sua própria casa (Foto: Shutterstock)

    Nada mais pessoal do que escolher as cores da parede da sua própria casa. O produtor e DJ Pedro Campos ainda nem se mudou, mas já tem planos para o novo apartamento. Vai pintar algumas paredes de cinza e mesclar outras cores como roxo, verde ou amarelo. “Isso não custa caro e eu mesmo posso fazer em um final de semana”, diz ele, animado. Papéis de parede, no entanto, nem sempre são boa opção em um local alugado. “Vale mais pintar. Na aplicação de papel de parede deve-se verificar se o proprietário aceite que ele fique. A questão é que ao retirar o papel, possivelmente o antigo morador vai gastar com manutenção, já que é preciso massear e pintar a parede”, ensina a arquiteta Rosana Santos, da Essencial Arquitetura e Decoração.

 

3- Adesivos de parede dão personalidade a cozinhas e banheiros

3adesivo_cozinha

Evita o “quebra-quebra” de uma possível reforma, nem sempre autorizada pelo proprietário do apartamento, e é do tipo de trabalho “faça você mesmo” (Foto: Shutterstock)

    Os adesivos de azulejos, sejam para a cozinha ou para o banheiro, são uma maneira fácil e em conta de renovar o ambiente. Evita o “quebra-quebra” de uma possível reforma, nem sempre autorizada pelo proprietário do apartamento, e é do tipo de trabalho “faça você mesmo”. São inúmeras as cores e estampas disponíveis no mercado. Em algumas lojas online, é possível criar a própria estampa do novo “azulejo” de plástico, que geralmente é autoadesivo.

 

4- Aposte em cortinas e tapetes

4tapete

Tapetes em todos os cômodos também os deixam mais coloridos, bonitos e aconchegantes (Foto: Shutterstock)

    Esses objetos geralmente são a cara do dono. No lugar de persianas, mais complicadas de serem instaladas e posteriormente removidas, escolha cortinas, estampadas ou lisas. Tapetes em todos os cômodos também os deixam mais coloridos, bonitos e aconchegantes. Ainda são capazes de disfarçar se o chão é mais antigo ou precisa de algum tipo de reparo.

5- Plantas, plantas e mais plantas

5planta

Elas podem aparecer em hortas verticais, penduradas próximas da janela (Foto: Shutterstock)

    Elas podem aparecer em hortas verticais, penduradas próximas da janela, em vasos grandes ao lado do sofá ou do rack da televisão, em vasos pequenos…Dão vida e cor ao imóvel.

6- Quadros, pôsters e porta-retratos de parede

6poster

A moldura fica ao gosto do morador (Foto: Shutterstock)

    Podem estar em vários cômodos da casa e ditar ainda uma temática para o ambiente. Uma furadeira na mão ou uma fita dupla-face do tipo super-resistente é o suficiente para colocá-los no lugar. Podem aparecer em duplas, trios, isolados ou em conjunto. A moldura fica ao gosto do morador.

7- Invista na iluminação

7iluminacao

A iluminação cumpre duas funções básicas: o de clarear o ambiente e o de fazer um papel cênico (Foto: Shutterstock)

    A iluminação cumpre duas funções básicas: o de clarear o ambiente e o de fazer um papel cênico, ou seja, está ali para valorizar o que se quer. Em qualquer decoração, abajures ou lustres podem ser escalados, deixando os cômodos mais claros, mais intimistas e aconchegantes, ou simplesmente como quer o morador.

8- Abuse de prateleiras e nichos de parede

8prateleira

São de baixo custo de compra e de fácil instalação, além de combinarem com todo o tipo de cômodo da casa (Foto: Shutterstock)

    Assim como móveis, esses módulos podem ser carregados em uma mudança. São de baixo custo de compra e de fácil instalação, além de combinarem com todo o tipo de cômodo da casa. “As prateleiras e nichos são ótimos não só para os alugados como os próprios, pois ajudam a organizar os espaços e são removíveis”, pontua a profissional.

9- Araras no lugar de armários

9arara_decoracao

A peça é uma solução aos armários e aos espaços de apartamentos mais diminutos (Foto: Shutterstock)

    Além de muito funcionais, araras são peças decorativas – basta que o morador da casa seja minimamente organizado. A peça é uma solução aos armários e aos espaços de apartamentos mais diminutos.

10- Encape armários com adesivos personalizados

    O procedimento é muito semelhante à instalação dos adesivos de azulejos. Para os armários, os adesivos vinílicos são os mais recomendados, pois são resistentes à agua e fáceis de limpar. Aparecem com acabamento brilhante ou fosco, lisos ou estampados. Vendidos a metro, basta medir o tamanho da porta que se deseja cobrir, cortar exatamente no tamanho e fazer a aplicação.

Fonte:  Revista Zap

Aluggar

Aluggar

Aluggar - imobiliária digital com sede em Maringá que facilita o processo de locação de imóveis residenciais.