Skip to main content

8 dicas de organização para ter um 2018 melhor

Quer começar o ano com o pé direito e manter a organização em dia? Estas dicas podem ajudar na tarefa.

A sua ideia é ser mais organizada em 2018? Para isso, você com certeza precisa se dispor a colocar em prática algumas dicas de organização, para deixar o seu ano 100% alinhado com as suas metas.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de organização para você testar o próximo ano, que vão desde ideias para organizar a casa, até alguns hábitos que você pode adquirir no dia a dia para que a correria não faça com que você perca a mão e esqueça do que realmente importa.

dicas-de-organizac3a7c3a3o

1.Crie um bullet journal

Um método de organização muito famoso ultimamente, o bullet journal consiste em um caderno com todas as informações mais importantes que você precisa para o seu dia a dia e um espaço para colocar as tarefas diárias e criar listas efetivas para você tirar do papel tudo aquilo que gostaria de fazer.

2.Faça uma limpa

Jogue fora papeis obsoletos, tire a bagunça do caminho, doe as roupas que não usa mais… Enfim, faça uma boa limpa em casa, aquela faxina de começo de ano, para deixar tudo no devido lugar e ficar livre de excessos. Você pode se fazer essas perguntas para tornar essa limpeza mais efetiva.

3.Use caixas translúcidas

Uma dica de organização que funciona muito bem para a cozinha é usar caixas translúcidas para guardar alimentos. Na hora de colocá-los na dispensa, vale a pena separá-los em caixas ou potes em que você possa ver o que está ali dentro e, às vezes, até colocar uma etiqueta com o nome para ajudar ainda mais na identificação. Essas caixas também funcionam bem para escritórios, como caixas-arquivo.

4.Organize a sua casa por tarefa

Isso fica bem óbvio quando falamos da lavanderia: você deixa por ali tudo o que precisa para lavar a roupa. Mas você pode organizar a sua casa de forma que tudo o que for importante para cada trabalho relacionado à casa esteja de acordo com o cômodo: como deixar um local específico para a correspondência, tudo o que você precisa para trabalhar em um mesmo quarto, guardar toalhas no banheiro e lençóis no box da cama.

5.Crie um ambiente ‘intermediário’

Casacos, chaves, a correspondência do dia… As chances dessas coisas ficarem espalhadas pela casa (e acabarem esquecidas por aí) são muito grandes. Por isso, crie um espaço perto da porta de saída em que você pode colocar tudo aquilo que usa só quando sai de casa e precisa deixar em algum lugar assim que entra. Esse espaço vira algo como um intermediário entre a sua casa e o lado de fora – ele pode, inclusive, deixar à mão itens importantes para o dia a dia, como guarda-chuvas.

6.Adote a filosofia do ‘entra um, sai um’

Toda vez que você trouxer alguma coisa nova para a casa, lembre-se de tirar uma antiga para liberar espaço. Ou seja, se você comprar um sapato novo, doe aquele modelo que você já não usa a algum tempo ou jogue fora os tênis que você usa todos os dias e já está rasgado.

7.Evite pilhas

Ao invés de colocar os livros que você precisa ler em uma pilha na escrivaninha, organize-os na prateleira e use algum sistema de organização para saber quais você ainda precisa ler (o seu bullet journal pode ser uma forma de manter isso organizado). Tente não criar pilhas de coisas que você fica movendo de um lugar para o outro (como da mesa de cabeceira para a cama e vice-versa), principalmente porque, depois de um tempo, você vai esquecer o que tem ali e apenas colaborar para a falta de organização e bagunça do ambiente.

8.Limpe um cômodo por vez

Pensar em fazer uma faxina na casa uma vez por semana pode ser complicado para quem tem uma rotina muito corrida. O ideal, nesses casos, é você limpar a sua casa um cômodo por vez. Não só você tira um pouco o peso de fazer uma faxina, como consegue encaixar melhor cada parte dessa limpeza na sua semana e mantém a casa sempre limpa.

Fonte: Casa Abril

Aluggar

Aluggar

Aluggar - imobiliária digital com sede em Maringá que facilita o processo de locação de imóveis residenciais.