Skip to main content

Vai viajar? 11 cuidados com a casa no período de férias

Com as férias chegando, muitas famílias fazem planos de viagem para aproveitar bem o momento de lazer e de descanso. É sempre bom pensar em todos os detalhes para viajar sem preocupações e um dos pontos mais importantes é o que diz respeito à segurança de sua casa no período de ausência.

Quais cuidados com a residência você costuma tomar quando sai para viajar? Separamos 11 dicas essenciais para ajudá-lo. Veja a seguir!

Não espalhe a notícia

Do mesmo jeito que você e a sua família planejam um roteiro para seus passeios de férias, deve-se ter uma lista de coisas a cumprir, a fim de deixar a casa em segurança. Só que a segurança do imóvel começa antes da partida: é importante que você não comente do seu plano de férias e ausência para muitos vizinhos ou estranhos.

Pode-se informar sobre o período de ausência futura para um vizinho próximo, somente, com a solicitação de que ele fique atento a alguma movimentação suspeita ao redor do imóvel. Ao retornar, e se estiver de carro, fique atento e olhe com atenção para a rua para ver se não tem alguma movimentação estranha.

Teste todas as trancas

Teste os fechos e os trincos da casa. Se possível, instale reforços, principalmente nos portões laterais e nas portas da cozinha. Evite colocar o cadeado do lado de fora do portão, porque isso pode denunciar a sua saída.

Proteja os objetos de valor

No que diz respeito a joias, obras de arte entre outros objetos de alto valor, o mais recomendado é evitar mantê-los em casa, mesmo em cofres. A não ser que essas peças estejam seguradas e o imóvel esteja bem protegido com seguro, câmeras e outros sistemas de proteção.

Tenha cuidado com as chaves

Não deixe a chave do imóvel com terceiros, exceto se forem pessoas de sua confiança. Além do mais, jamais deixe as chaves “escondidas” naqueles locais que você considera secretos, como embaixo do tapete da entrada ou dentro dos vasos do corredor.

Desligue os aparelhos eletrônicos

Para que não ocorra nenhum problema com os aparelhos, eles devem ser desligados. Vale dizer que tirar os aparelhos eletrônicos da tomada gera grande economia de energia elétrica.

É comum que eletrodomésticos como freezer, geladeira, rádio relógio e micro-ondas, por exemplo, consumam energia elétrica de forma desnecessária durante a ausência dos moradores. Não deixe os aparelhos em stand-by à toa e diminua a potência de máquinas que precisam permanecer ligadas, como o freezer e a geladeira — afinal, elas não serão abertas e fechadas tantas vezes nesse período.

Se você quiser deixar alguma lâmpada acessa durante a temporada em que estará fora, uma boa solução é instalar um temporizador — e programá-lo para apagar e acender a lâmpada em horas específicas. Isso também racionalizará o uso da energia elétrica.

Contrate um seguro residencial

Para ter mais segurança, há a opção de contratar um seguro residencial. Geralmente, o seguro garante proteção contra explosão, incêndio ou queda de raios.

Você também poderá contratar as coberturas adicionais, que protegem contra danos elétricos, vendaval, furtos, inundações e roubos.

O seguro residencial tem um valor acessível. Normalmente, a média de preços do investimento em um seguro residencial é de R$ 350,00 anuais, para um imóvel cujo valor seja R$ 200 mil. Tudo vai depender das coberturas que serão contratadas. Para saber o valor do seguro para sua casa ou apartamento, faça uma simulação aqui.

Instale sistemas de segurança

A instalação de sistemas de segurança, como câmeras de monitoramento, cercas elétricas e alarmes, principalmente para quem mora em casa, também é uma boa opção.

Existem sistemas de segurança em que você pode acompanhar, via internet e aplicativos, como está o movimento da sua casa em sua ausência diretamente do seu celular ou computador. Além disso, você recebe avisos de intrusão e ainda pode ativar e desativar o alarme a qualquer hora. Saiba mais sobre esse tipo de solução aqui.

Use lâmpadas de fotocélulas

A lâmpada de fotocélulas faz com não haja gasto de eletricidade o dia todo e também são importantes para dar a impressão que existe alguém circulando dentro da residência. Isso acontece porque essas lâmpadas ficam acessas quando se está escuro e apagam assim que detectam que o ambiente está claro. Também é uma boa forma de se economizar energia.

Suspenda as assinaturas de jornais e revistas

Revistas e jornais empilhados na porta da sua residência podem chamar a atenção de possíveis invasores. A fim de evitar que isso ocorra, você pode cancelar, suspender sua entrega ou pedir para alguma pessoa de confiança recolhê-los periodicamente.

Desligue a campainha

Para não chamar a atenção de estranhos, os donos da casa devem se lembrar de desligar a campainha ou redirecioná-la para a casa de um vizinho de confiança. O mesmo vale para o telefone residencial, visto que há a possibilidade de transferir a ligação para outro número, para que, assim, as chamadas futuras sejam atendidas, de forma prática e adequada.

Tenha auxílio de alguma pessoa de confiança

É sempre bom poder contar com a ajuda de alguém em quem confia. Caso você vá viajar por um longo período, pode escolher um amigo, parente ou vizinho para dar uma olhada na residência e ver se está tudo em ordem. Além do mais, essa pessoa de confiança poderá cuidar do jardim, regar suas plantas, abrir janelas e portas para melhor circulação do ar e receber correspondências.

Viajar é sempre bom para conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Mas, para não ficar com a cabeça cheia de preocupações e poder desfrutar mais de suas férias, vale a pena seguir alguns procedimentos como precaução.

Fonte: Meu Porto Seguro

Aluggar

Aluggar

Aluggar - imobiliária digital com sede em Maringá que facilita o processo de locação de imóveis residenciais.