Skip to main content

Como usar espelhos na decoração

Você já parou para pensar que os espelhos podem servir para muito mais do que apenas te “mostrar o seu reflexo”? Quando usados da forma correta, espelhos nos ambientes podem causar uma significativa sensação de amplitude, podem decorar e até iluminar.

Por  Mariana Oliveira- Arquitetura e Interiores 

Para decorar

Existem inúmeros modelos e tipos de espelhos hoje em dia que podem ser usados de forma decorativa em quartos, salas, banheiros e etc.  Tudo vai depender do estilo escolhido para o ambiente e a partir de então é possível escolher o modelo mais adequado.

Abaixo, alguns modelos de espelhos mais utilizados atualmente.

  • Adnet

espelhos-1

 

 

  • Veneziano

espelhos-2

 

  • Bisotado ou Bisotê

espelhos-3

 

 

  • Espelho com moldura

espelhos-4

 

 

  • Espelhos com formas geométricas – quadrado, retangular, redondo, oval

espelhos-5

 

Para ampliar

espelhos-6

espelhos-6-1

Quando a intenção é ampliar um ambiente, os espelhos são importantíssimos. Eles devem ser instalados em locais estratégicos, sempre com o cuidado para não acabar refletindo algo indesejado. Visualmente, o espelho instalado em uma parede de uma sala de jantar, por exemplo, “dobra” o espaço dessa sala e para o observador, ela torna-se muito maior.

Os espelhos podem ampliar todos os ambientes sem distinção, desde a sala de jantar e tv, até mesmo o corredor de passagem.

 espelhos-7

 

Para Iluminar

O espelho reflete tudo, sendo assim ele pode refletir também a iluminação natural ou artificial. Posicionar estrategicamente espelhos em frente de janelas e aberturas externas podem trazer um efeito interessante e criar uma iluminação que aquele local não possuía antes.

 

espelhos-8

 

O espelho é um item de grande versatilidade na decoração da sua casa e para ser sempre um aliado, deve ser posicionado estrategicamente.

Além disso, pode ser removido ou trocado de lugar sempre que precisar. Caso você tenha dúvidas da melhor forma de fazê-lo, pode sempre pedir ajuda profissional.

Mais dicas como essa? Siga o instagram da @arq.marianaoliveira

Texto por Arquiteta Mariana Oliveira .
Fotos: Pinterest

Mariana Oliveira

Mariana Oliveira

Arquiteta e Urbanista formada pela UNICESUMAR de Maringá, e pós-graduanda em Projeto de Interiores e Iluminação, também pela mesma Universidade, atua na área há mais de 5 anos desenvolvendo projetos em áreas específicas como: Design de Interiores, Iluminação e Paisagismo, bem como Projetos Arquitetônicos.