marmore-ou-granito-best-marmores-001

Qual a diferença entre mármores e granitos?

Todo mundo conhece ou já ouviu falar de granitos e mármores não é mesmo? Mas afinal, o que são, e qual a diferença entre eles? Vamos aprender?

Por  Mariana Oliveira- Arquitetura e Interiores 

marmore-ou-granito-best-marmores-001

Tanto o mármore quanto o granito são pedras naturais, encontradas na natureza em forma de blocos.  Esses blocos são retirados e cortados, e podem passar por polimentos, cortes específicos e outros tratamentos para formar o produto final.

minerac3a7c3a2o-vitoria-001

 

Mas se ambos são extraídos da natureza, qual a diferença entre eles?

Pois bem, a diferença entre eles está na sua COMPOSIÇÃO.

O mármore é composto principalmente por minerais de calcita, com coloração mais uniforme com formação de veios definidos. É mais poroso do que o granito e também menos resistente.

zs

Já o granito é formado por três minerais (mica, feldspato e quartzo) responsáveis pela sua beleza, resistência e durabilidade.

sa

E o que isso quer dizer na prática?

Significa que por ter baixa porosidade o granito não mancha e absorve pouca água, podendo ser usados em ambientes externos e internos e sendo ideal para bancadas de banheiros e cozinhas.

saaas

Já o mármore, por ser mais poroso é mais suscetível a manchas e pode absorver gordura, sendo indicado para ambientes internos e áreas onde não sofra com ação das intempéries e poluição. Como também não possui boa resistência contra ácidos, deve ser evitado em cozinhas.

asasasas

Existem inúmeras variedades de granitos e seu preço varia de acordo com sua raridade. Algumas principais são:

123

Já o mármore apresenta uma variedade um pouco menor, ainda assim existem muitas opções no mercado:

232424

Mas se depois de tudo isso você ainda não conseguir distinguir se o que tem na sua casa é mármore ou granito faça um teste simples: Passe um objeto de metal sobre a superfície, se riscar, é mármore.

Precisando desenvolver algum projeto mais específico para seu mármore ou granito? Peça ajuda profissional!

Mais dicas como essa? Siga @arq.marianaoliveira

Texto por Arquiteta Mariana Oliveira .
Fotos: Pinterest

Mariana Oliveira

Mariana Oliveira

Arquiteta e Urbanista formada pela UNICESUMAR de Maringá, e pós-graduanda em Projeto de Interiores e Iluminação, também pela mesma Universidade, atua na área há mais de 5 anos desenvolvendo projetos em áreas específicas como: Design de Interiores, Iluminação e Paisagismo, bem como Projetos Arquitetônicos.